A maternidade é uma fase tão especial que chega ao ponto de tornar a sociedade susceptível a ter sempre algo a dizer, mesmo que muitas vezes seja de forma inoportuna e indelicada. Toda a gente gosta de dar uma opinião, um bitaite, contar uma história mais ou menos feliz, e acrescentar um conselho qualquer. Ah, e de tocar na barriga!
Durante a gestação, a mulher sofre inúmeras alterações tanto físicas como emocionais, e muitas vezes essas alterações deixam a mulher mais sensível e reactiva a comentários alheios indesejados e/ou impertinentes.
Dessa forma, deixo-vos alguns exemplos de coisas que não se deve dizer a uma mulher grávida:
1- “Prepara-te, porque agora é que vão ser elas.Acabou-se! Já não vais poder manter a tua vida normal.” As mulheres sabem que ao engravidar estão a gerar um ser e que, como tal, vão ter responsabilidades e deveres que não tinham antes, mas era esse o objectivo.
2- “Não se nota quase barriga nenhuma” ou “está com uma barriga grande, enorme, gigante”: a mulher vai sentir-se gorda ou preocupar-se que possa estar acontecer alguma coisa ao bebé por ainda não ter barriga.
3- “Está com cara de grávida”. Isso quer dizer o quê? Ter a cara cansada, inchada, com olheiras, bochechas rosadas e papo? O ideal é elogiar o que a mulher grávida tem de bom, como por exemplo dizer que tem um brilho diferente.
4- “Já engordou quantos quilos?”Um dos maiores temores enfrentados pelas gestantes é, justamente, a possibilidade de ganhar muito peso ao longo da gravidez e não conseguir perder no pós-parto.
5- “Já está quase a nascer?” Nunca tente adivinhar o tempo da gestação. Se a grávida estiver nos primeiros meses, vai ficar triste a achar que já engordou muito ou que tem uma barriga fora do comum.
6- “Aproveite agora para dormir que depois já não consegue.” Ela já sabe da aventura que lhe espera, não precisa de ouvir repetidamente isso, e sentir-se ansiosa e nervosa acerca de.
7- “Aproveite bem o seu marido agora que depois de ter filhos tudo muda”. O casamento passa por uma prova de fogo depois da chegada de um filho. A rotina do casal muda completamente, mas isso não significa que o relacionamento não será mais o mesmo, mas, sim, que ele se transformará e fortalecerá.
8- “A amiga da amiga da amiga morreu no parto (ou tantas outras histórias negativas que se contam). Isto não se diz, de todo, mesmo que seja verdade!
9- “A amiga da amiga da amiga tinha uma barriga menor ou maior que a sua”. Não se compara!
10 – “Deixe-me sentir o bebé”. Mas porquê?! Há quem não goste de ser tocada principalmente por desconhecidos. Respeitem a intimidade da mulher.
Sinceramente se não for para dizer coisas positivas, elogios, apoio, incentivo, muita luz, muito amor é melhor ficar calado. E fique mesmo! O silêncio é o nosso melhor amigo! E por favor, não faça comparações! Não há comparações possíveis na nossa vida, todos nós somos seres únicos a viver cada um a sua experiência. E só quem sente é que sabe o que sente.
Deixem as mulheres sentirem e experimentarem a sua gestação à sua maneira, do seu jeito, ao seu tempo e com tudo a que têm direito.
Mais amor e mais respeito por uma mulher grávida.
Esqueci-me de numerar alguma coisa? Contem-me da vossa experiência =D
Beijo no coração*