Olá
Hoje trago-vos uma temática nova, ainda um pouco desconhecida em Portugal, mas com uma mais valia enorme para as mulheres durante o parto natural.
O Epi-no é um dispositivo alemão que serve para treinar o alongamento do pavimento pélvico. É composto por um balão de silicone que é introduzido no canal vagina, e insuflado progressivamente através do seu medidor de pressao, a fim de alongar a musculatura pélvica. Com o balão ainda insuflado é realizado o treino da expulsão do bebé, simulando o controlo muscular importante durante o nascimento do bebé.
O nome do dispositivo surge de “episiotomia não”,e o seu grande objectivo é diminuir este procedimento no parto vaginal, e prevenir as lacerações.
A episiotomia leva ao corte do músculo do perineo podendo levar à diminuição das suas funções. É então fundamental mantermos íntegro esta musculatura para se prevenir as incontinências urinárias e fecais, a dor pélvica, o prolapso dos órgãos pélvicos, e as disfunções sexuais.
Antes de se iniciar esta técnica é importante haver uma avaliação do pavimento pélvico, a fim de perceber se a mulher tem controlo na contracção e relaxamento desta musculatura, e se existe alguma condição clinica que deve ser trabalhada antes de se iniciar o treino.
Atenção, que o treino com o Epi-no deve ser iniciado com supervisão de um fisioterapeuta especializado na área.
Dúvidas?
Beijo no coração*