Bom dia =)
Algumas mulheres no pós parto são demasiado rígidas com o seu corpo, fazendo com que esse culto do corpo perfeito as prejudique fisicamente e emocionalmente. Já vi mães a ficarem esqueléticas sem curvas bonitas, já vi mães a perder totalmente o seu peito bonito porque emagreceram demais, já vi mães a perder urina e/ou com prolapsos dos orgãos pélvicos porque não dão tempo para fortalecer o seu músculo do perineo para as exigências que as suas modalidades desportivas exigem, já vi mães a prejudicar as suas diástases porque querem retomar os exercícios de abdominais sem o seu abdominal estar preparado para, já vi mães.. muitas mães a entrarem em depressão pós parto por toda esta idealização de corpo perfeito!
Vamos conversar?
Em primeiro lugar, a mulher é livre para tomar as suas decisões, sim!
Mas vamos ajudar-nos umas as outras, a tomar decisões saudáveis que nos façam respeitar a recuperação do nosso corpo?
Em segundo lugar, meninas vocês acabaram de dar à luz uma nova vida!!!!!! Ouviram bem? Uma nova vida!!
O vosso corpo amadureceu, cresceu, mudou, transformou-se para ser capaz de alojar e proteger durante 9 meses um pedaçinho de amor que é só vosso! E sim, ele não está igual, e sim ele demora a recuperar de toda a exigência que uma gravidez lhe dá, e sim provavelmente nunca voltará a ser totalmente igual ao que era, e ainda bem, porque nem vocês voltam a ser o que eram!!
Agora vocês são mães! Mães! A verdade é que vocês passaram por uma transformação gigante que o vosso espelho não mostra, mas mudou até à vossa alma. O vosso corpo vai se acostumar ao vosso novo eu. Encarem essa identidade com confiança, com segurança, sejam corajosas porque estão a lutar a maior batalha de todas: ser mãe.
Vocês não são o vosso corpo! Não sejam escravas dele!
Vocês são a vossa alma, a vossa essência, a vossa personalidade, os vossos gostos!
Posto isto, repito, RESPEITEM o timing do vosso corpo!
Ele levou 9 meses a alterar-se para gerar um bebé, ele levará outro tanto tempo para recuperar desse traumatismo.
Há tempo para libertarem-se dos inchaços e inflamações internas, há tempo para cicatrizar as vossas marcas, há tempo para os vossos órgãos voltarem à posição certa, há tempo para fecharem a vossa diástase, há tempo para fortalecerem o vosso músculo do perineo, há tempo para perderem os quilos a mais, há tempo para começar a tonificar o vosso corpo, há tempo para encontrarem o vosso equilíbrio interno! Há tempo! Mas neste tempo, estejam em paz com o vosso corpo!
Tudo a seu tempo..
Amem-se e amem o vosso bebé!
Beijo no coração*